Ferramentas

Web em Geral

  • Aptana  – Ótima ferramenta para edição web em geral (isso inclui PHP). É baseada no eclipse então tem versões standalone e em forma de plugin do Eclipse.

.NET

Para a primeira parte, o Desenvolvimento

Para a segunda parte, a Verificação de Código e Testes

Para a terceira parte, Testes de Performance

  • WCAT (Web Capacity Analysis Tool) – Ferramenta de Web Stress
  • CLR Profiler (esse é dos véio! Mas tá na moda!)
  • YSlow! (verificações de performance e padrões de páginas web.. Quero só nota “A”!)

Em Builds Automatizadas e controle de versão, temos

  • CruiseControl.Net – Ferramenta que possibilita integração contínua e integra-se a diversas ferramentas. É legal integrar com o SVN para descobrir quem quebrou a build.

Em Documentação:

  • Sandcastle – Ótima ferramenta para gerar a documentação do seu projeto em alguns formatos como .CHM e HTML.


MOBILE

Android

  • Android SDK  – Android SDK é a plataforma de desenvolvimento para o S.O Android. Contém um emulador completo e toda a API necessária. Se precisar desenvolver para às bibliotecas nativas, desenvolvidas em C, é preciso criar um projeto usando a NDK.
  • Eclipse – Uma IDE completa, conhecida dos “Javeiros” de plantão. A Dalvik (que não é a JVM, Oracle) roda e gerencia os programas em Android. E a linguagem adotada foi o Java.
  • ADT – Android Development Tools. Você já instalou o SDK, já atualizou, já instalou o Eclipse, agora falta você instalar o ADT. O ADT permite o desenvolvimento para android no eclipse e o habilita para o desenvolvimento para esse tipo de dispositivo.
  • Motodev – O Motodev, claro, é da Motorola! e é uma extensão para o Eclipse que irá prover um set de ferramentas e visualizações que integram-se perfeitamente com o Eclipse e é EXCELENTE, facilita muito o desenvolvimento para Android. O que pouca gente sabe é a primeira versão foi desenvolvida com a parceria do  Instituto Eldorado, uma empresa nacional (pois é… até que os brasileiros mandam muito bem!)

iOs

Para iOs não tem jeito. Você precisa de um Mac. E para piorar sua situação, você precisa de uma máquina registrada e um dispositivo registrado para desenvolvimento. Enfim… Mas é mercado e os usuário de iPhone e iPad adoram-o.. então fazer o quê né!…

GAMBIARRA! 😀

Felizmente há almas caridosas que desenvolvem coisas incríveis e que podemos utilizar… e quando ficarmos mais sêniores, quem sabe poder ajudar, não só pelo curriculo mas para ajudar a sociedade de TI que um dia nos ajudou.

Agora a bola da vez é a linguagem de programação Lua da qual o Corona SDK utiliza como linguagem de desenvolvimento. Vamos à lista de downloads:

  • Corona SDK – Corona SDK é uma plataforma onde é possível desenvolver tanto para Android quanto para iOs. Infelizmente para Android ela não está tão madura ainda. Ela conta com um simulador que é pouco útil mas é melhor que nada (se comparado ao simulador do Android SDK (que não é as mil maravilhas, mas pelo menos acessa a rede e é muito mais funcional). Entretanto é um SDK muito poderoso e o indico fortemente para quem deseja desenvolver em iOs e para quem deseja desenvolver jogos simples. A sua linguagem de programação é Lua (sim teremos muitas dicas aqui no fórum sobre essa linguagem também para aumentar a coleção heheeh), o que permite uma gama de opções incrível. Lua para quem não sabe foi inteiramente desenvolvida pela PUC-Rio… Pois é… mais um golaço da equipe brasileira. (Ainda acho que temos os melhores desenvolvedores do mundo, só acho que não somos tão expostos como poderíamos ser. Somos criativos, voltados à resolução de problemas de diversos tipos, somos guerreiros… puxando o saco do Brasil um pouco, pelo menos nisso né, porque a política…tsc tsc tsc)
  • IntelliJ IDEA – IntelliJ IDEA Community Edition é uma ótima ferramenta para quem deseja iniciar o desenvolvimento em Lua. E o Melhor… pode ser utilizado para abrir o Corona Simulator diretamente da IDE.

Instalando o Corona: http://producerism.com/blog/how-to-develop-in-corona-sdk-on-windows/

Instalação, manutenção e virtualização

Não sou nenhum expert nisso, mas sei me virar bem nessa área. Primeiro sugiro que você compre as ferramentas corretas :).

  • Linux Live USB Creator – Permite a utilização de cards USB e Cartão de memória para criar um disco linux bootável. Isso é EXTREMAMENTE útil quando falamos de NetBooks, que não vem com drive de CDs (isso dá uma dor de cabeça sem precedentes)
  • Clonezilla – Permite fazer uma cópia setor a setor, por isso, seu disco de “imagem” tem que ser menor que o destino. Além de gratuita, é razoavelmente fácil de usar. Baseado em linux.
  • Virtual Box – O Virtual Box é um software de virtualização que serve para uso caseiro e empresarial. O bom dele (além de ser gratuito) é o suporte a sistemas operacionais “guest” (convidados) de arquitetura x64. Isso é algo que o Virtual PC por exemplo não possui.

Análise

  • Astah – Ferramenta completa para quem gosta dos gráficos UML e da criação de projetos mais complexos.
  • DbDesigner Fork – Para quem precisa desenhar a modelagem do banco e precisa de uma ferramenta free não há melhor. O da FabForce não funcionou bem no meu  Windows  7 x64 pra variar
  • XMind – Liberte sua mente. Ótimo para criar charts rapidamente. A ferramenta pro oferece dezenas de funcionalidades.
  • Bizagi – Ótima ferramenta de BPM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>