Técnico em informática
Olá,
Esse post é direcionado aos alunos de Técnico em Informática da ETEC Hortolândia.
Estarei aí hoje (26/04/13), às 20:40 no intervalo. Espero conhecê-los todos!
Eu cursei o Técnico em Informática no Cotuca-Unicamp a cerca de 8 anos atrás então imagino como dever ser aterrorizante se sentir perdido em um curso difícil como esse. O curso técnico em informática forma profissionais preparados para assumir o desenvolvimento e manutenção de sistema e ter um conhecimento completo dos processos de desenvolvimento/manuteção de software.
A Tecnologia da Informação (TI) é uma área promissora. Ela é importante em todas as áreas de uma empresa da pesquisa à produção, marketing, vendas, administração, enfim todas as áreas necessitam em algum momento intervenção da TI em maior ou menor escala.
As pessoas que estão na área de TI são pessoas que devem ter uma capacidade de entender as coisas de forma abstrata e propor soluções que otimizem e resolvam as necessidades dos clientes. Em outras palavras posso dizer que ajudamos as pessoas a atingirem seu potencial máximo sem focar em coisas repetitivas e chatas, ajudá-las a irem além através de nossa capacidade inovadora. Com o aprendizado na área de TI você aprende a ter a “visão sistêmica”.
A visão sistêmica é justamente esse “enxergar além”, descobrir quais processos são repetitivos e desnecessários… agrupar vários processos em um só que seja repetido de forma mais simples, achar um caminho (veja que a maioria mas nem todos os problemas se resolve apenas com programas). Na minha opinião se tem um adjetivo, palavra que define bem a área e TI é “SIMPLES”.
Focando no curso técnico de informática, é uma ótima oportunidade de entrar numa área que está revolucionando o mundo (Qualquer um que esteja lendo esse post e não tem facebook e gmail favor cria-los! :)). O foco do curso técnico é você aprender a desenvolver um software. Isso inclui entre diversas coisas adquirir técnicas para desenvolver software. Entender o que é um algoritmo, técnicas que usamos, um banco de dados, um sistema de arquivos, o que é um processador, o papel da memória, o que é um sistema web, como usar algumas tecnologias e ferramentas, como é gerenciado o desenvolvimento de um software, entre outras coisas.
Inglês é MUITO mas MUITO importante. Obrigatório. Você vai usá-lo durante toda a sua carreira, então vale a pena o investimento, pois até as pesquisas mais simples você receberá resultados em inglês, então é importante compreender o texto pelo menos e saber como pesquisar em inglês.
Obviamente, como tudo na informática, é abstrato. É praticamente uma interpretação de pulsos elétricos (0’s e 1’s, ligado/desligado) e a junção deles pra formar algo, também abstrato; é difícil de entender às vezes. Matemática também é assim: você nunca pegou o número 9 na mão, mas sabe como multiplicá-lo, dividi-lo, subtrai-lo e somá-lo, certo? (se não souber é algo seriamente preocupante!). Matemática é tão rotineiro que não prestamos sequer atenção em quantas vezes a usamos em um dia. Informática é igual. A partir do momento que você sentir o “estalo”, nada mais te impedirá.
Você pode acreditar que essa não seja sua área. Poucas pessoas gostam de programar, mas não é preciso fazer SÓ isso… a área é muito, muito ampla, das vendas à análise de processos, desenvolvimento, testes, design, gerenciamento, redes, atendimento… Não importa o que você vai fazer na sua vida (mesmo que seja vender côco na praia (eu juro que quero fazer isso um dia)), a informática vai te afetar de alguma forma e ter o conhecimento que está sendo proposto irá mudar sua vida para a melhor (após os sofrimentos das notas), sem dúvidas. Em ambientes que estão repletos de pessoas esse tipo de conhecimento geralmente se destacam e isso é muito importante, em uma entrevista de emprego, por exemplo.
Quer uma animada!?
Não há um consenso geral, mas falta entre 50 e 90 mil profissionais na área de TI.
http://www.profissionaisti.com.br/2011/04/reportagem-do-jn-sobre-a-falta-de-profissionais-de-ti-no-brasil/
http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Segundo+pesquisa%2C+profissionais+qualificados+est%C3%A3o+em+falta+no+setor+de+TI
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/falta-de-profissionais-de-ti-se-agravara-no-brasil-diz-idc
Isso significa algumas coisas: melhores salários que a média nacional, oportunidade de trabalhar no exterior (com tudo pago), trabalhar com uma certa tranquilidade, empresas que investem na retenção de talentos e tem políticas de crescimento profissional. Tanto na área pública como nas empresas é uma área muito valorizada
Ah, ainda não falei o melhor: É uma das poucas áreas que te permitem criar uma empresa com o mínimo de investimento e que te dá uma oportunidade de projeção internacional, com a possibilidade de uma ascenção meteórica. Você pode fazer seu próprio projeto e de repente conquistar o mundo (então esteja preparado com o inglês ;)). Podemos ajudar milhares de pessoas com nosso conhecimento e sem precisar sair do conforto de casa.
Como tudo na vida dificuldades existirão, mas o sucesso só depende de você! (e estou aqui pra dar uma mãozinha, ajudar a achar o “estalo” :))
E aí!? Vai ficar de fora?
- Não publique aplicações com Debug ativado – Asp.Net Performance
- E-Aula Estruturas de repetição
Muito obrigada!!!
Certamente está ajudando e motivando muitas pessoas!
Abs