Criar uma solução é simples!

RUP, Agile, SCRUM, Processos customizados….

Você usa o processo correto, assim como ele foi conceituado? Sua empresa usa o mesmo processo de desenvolvimento para tudo, exatamente igual, visando padronizar e ganhar eficiência? Você acha processos uma besteira e não usa nenhum? Onde você trabalha alguém passa o que você tem que fazer e você apenas faz, sem nenhum local registrado, sem questionamentos?

Se sua resposta foi SIM para alguma das perguntas, você está fazendo isso errado!! Muito errado!

É simples desenvolver um software. Independente do quão complexo ele seja, independente do tamanho que acreditem que ele possa ter.

Primeiro, desenvolver software exige uma posição crítica de todos os envolvidos que possuem o conhecimento tecnológico. Não somos máquinas que executamos sem questionar. Analista, desenvolvedores e arquitetos, todos cada qual em sua área de atuação devem se perguntar se o que foi pedido atende o objetivo almejado. Eu geralmente sugiro que o cliente explique onde ele quer chegar, como ele faz hoje, para aí sim a equipe especializada definir a solução, qual a melhor interface, melhor tecnologia, melhor topologia, melhor forma de se desenvolver.

Temos dois problemas principais que vejo atingirem os projetos de forma geral:

O que você entendeu do pedido do cliente e como você fez para entregar.

Cenário do problema

O cliente pede e você diz SIM! “Sim” porque seu objetivo é fazer o que o cliente quer. Quantas vezes eu já não ouvimos isso:

  • (Cliente) […] Eu quero o sistema assim, tudo bem? Com essa tela, dessa forma, com essa tabela, clicando aqui abre isso…
  • (Vendedor) Claro! Pode deixar conosco!
  • (Cliente) Obrigado

O vendedor vai passar os requisitos para a equipe…

  • (Vendedor) Equipe, vocês precisam fazer dessa forma
  • (Equipe) Mas isso faz sentido para a aplicação?
  • (Vendedor) Claro que faz, ele diz que é assim que ele faz hoje!
  • (Equipe) Então tudo bem, faremos!
[Dias depois…]
  • (Vendedor) O cliente perguntou se o sistema pode fazer um pouco mais, uma funcionalidade nova, parecida, mas nova e uma mudança nos requisitos
  • (Equipe) Olha, lembra-se quando nós conversamos e você disse que bastava fazer daquela forma? Então, agora a aplicação foi feita para àquele cenário. Esse novo cenário a aplicação não suporta.  A tecnologia não suporta. Será muito caro e vai gastar muito tempo ajustando.

O diálogo acima é familiar para você?

Para muitos, fazer o que o cliente pede é o sucesso do projeto. Seguir as regras, sem questioná-las é fundamental para manter o emprego e o cliente feliz.

Mas será que os objetivos do cliente estão sendo alcançados de verdade ou estamos dando volta em círculos?

Se tiver uma boa solução, comercial, pronta, de uma outra empresa que solucionasse o problema com algumas modificações, você faria do zero?

São decisões como essa que vou abordar nos próximos capítulos. Criar uma solução é simples!

http://www.marcoslimagon.com/2013/01/criar-uma-solucao-e-simples-para-o-cliente/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>